quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O resultado xenofóbico da eleição

O assunto vai continuar sendo eleições! Porém, o tema será outro. Advertindo a você, leitor, que o texto a seguir contem imagens fortes e palavrões de outrem. Fique a vontade.

No último dia 31 o Brasil elegeu a primeira mulher presidente. Depois de eleger um torneiro-mecânico nordestino, não foi muito espantoso! Isso prova que o Brasil tá "evoluindo"? Que a democracia é real e palpável? Tenho provas de que não.

A vitória da candidata Dilma Roussef no nordeste foi motivo de bullyng virtual. Tá, não é bullyng, é xenofobia mesmo. Furtando de um site: Atitudes xenofóbicas incluem desde o impedimento à imigração de estrangeiros ou de pessoas pertencentes a diferentes culturas e etnias, consideradas como ameaça, até a defesa do extermínio desses grupos. Por esta razão, a xenofobia tende a ser normalmente associada a preconceitos étnicos ou ligados a nacionalidade.

Vamos aos fatos?
Logo após o resultado divulgado, o twitter foi impestado de frases e ameaças preconceituosas aos nordestinos. O que uma coisa teria haver com a outra? Simples. Foram os nordestinos que elegeram Dilma! E sabe por que né? Não?
Perai!

Acho que o "qiko" deixa clara essa resposta, não? O problema é que os nordestinos querem continuar "comendo do trabalho do sudeste" através do bolsa família e por isso elegeu a petista! Nossa, como é obvio! Realmente... tem sentido, não? ...


Eu não fiquei impressionada com a onda fascista e nazista que rolou na net, porque esse tipo de comportamento não é novidade! Ele só é incubido. Quando as reportagens do Jornal Nacional só se voltam para o Nordeste por enchente ou por algum cachorro que salvou um homem de morrer, essas atitudes estão visíveis. Quando as telenovelas estao carregadas de sotaques de todos os cantos e o nordestino é sempre a empregada doméstica engraçada ou a preta que tá grávida com 13 anos, essa ideologia está imbutida. Rir do sotaque carregado de um ou de outro, apelidar de cabeça chata, acreditar mesmo que os nordestinos estão invadindo a cidade grande...são pequenos exemplos de algo muito maior.

Só que com a internet e com a rápida dissolução da atitude preconceituosa, o evento está sendo tratado como crime. A OAB de Pernambuco está entrando em ação contra uma estudante de direito que foi considerada uma incitadora da onda. .
De acordo com a lei 9.459, nos artigos 1 e 20, serão punidas atitudes como essa... dando até 3 anos de prisão e multa para o indivíduo.

Pesquisando mais sobre isso, descobri que a Mayara já foi demitida da empresa onde trabalhava como estagiária. E a bendita ainda faz Direito!!!!!
é mole?

Mas outra coisa me entristeceu. As pessoas que estão postando ou escrevendo contrários aos povos acima citados, estão caminhando para o lado do "O Nordeste tem isso, tem aquilo, tem fulano...". É muito indignante pra mim que nós precisemos fazer esse tipo de defesa, mostrando ao mundo que o nordeste não é só seca, que o povo que migra pra SP nao migra por opção e sim por falta desta. Por que a gente tem que provar que mora, ama e respeita um lugar para que o mesmo seja respeitado pelos outros? Isso não deveria ser necessário! O respeito deve ser pleno entre regiões... e se não for, que seja tratado como criime. Nao é a democracia ou o "direito de expressão" que está em jogo aqui! É algo muito mais além, muito mais grave do que acirramento entre dois polos de um pais totalmente diversisifcado e miscigenado! É um dos vários estopins que desencadeia uma ONDA de perversões. É o mesmo tipo de argumento e xingamento que Hitler se utilizou para convencer o povo germânico de que era superior. A mesma indiferença e tentativa forçada de superioridade que deu sentido ao Apartheid da África, que tenta legitimar a superioridade branca à negra, a "civilizada" à indigena. Nao é brincadeira, não é falta do que fazer desses estudantes. Isso tem que ser levado a sério! Não são só os nordestinos que tem que se indignar, se revoltar com tal atitude. Qualquer cidadão que ja tenha sido privado de algum direito, que tenha sofrido algum tipo de perseguição ou falta de respeito PRECISA se indignar. É nosso papel denunciar essas atrocidades, torcendo para que ninguem que leia esse texto tenha a capacidade de dizer "Besteira, acho que tão exagerando".

Exagero é se calar perante uma injustiça.


Depois da resposta ao twitter, entitulada: #orgulhodesernordestino, coisas absurdas foram ao ar. Como essa de baixo e outras tipo "Vamos fazer uma corrente para que a enchente destrua o nordeste".




Que eu NUNCA perca a capacidade de me indignar. E que eu nunca pense que isso é normal, para que as coisas não virem costume. (BB)


3 comentários:

  1. Perfeito o seu texto !!! Fiquei muito orgulho de vc ,pequenina !!!!
    Vc tem certeza que não fez jornalismo ???
    Posso repassar para alguns amigos , nordestinos, que como eu vão sentir muito orgulho dessa conterrânea ...?
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Na realidade este Blog malfeito, que deveria ser um Okurt, narcisista, tem prestado um serviço em favor dos preconceituosos, publicando os comentários (valorizando)e tecendo comentários em cima...So sendo burro para não perceber que blogueira é preconceituosa...Muda o tema, Nordestino é Nordestino, um forte não precisa de defesas piedosas...Quer saber? Assim como os paulistas tiram sarro do NE, nós dos Paulista, é fogo cruzado, boneca...Ganha quem tem maior criatividade...Moça, continue com as mensagens de adolescente apaixonada e deixa os nordestinos em paz...Não precisamos de advogados, temos os nossos mecanismos de defesa natural...Tá enchendo o saco...Sou nordestino orgulhoso...
    Meu nome é José....

    ResponderExcluir
  3. Só uma pessoa anonima pra escrever um monte de bobagem dessas. Porque vc não apaga esse comentário? Ta na cara que ele ou ela nem leu e não sabe do que tá falando, ja que seu texto diz esatamente o que ele reclama, né?

    Abraços

    ResponderExcluir