sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cenas Absurdas

Sei que tô com débito no blog! Mas a vida tá uma correria danada gente! Quem casa quer casa, emprego, etc! kkkkkkk =} Porém, uma boa nova vos dou: Sou bolsista Prolicen! =] E ainda mais... vou estudar Lukacs, Meszaros, Marx. ^^
Enfim... isso nada tem haver com o título da postagem, né?! A questão aqui será: cenas absurdas vista essa semana pela minha pessoa bem observatriz! (ou será observadora?) kkkkkkk

Primeiro Ato

São 22:45min aproximadamente.
Onibus: 3200 - Circular. Trecho: UFPB - Terminal de Integração de João Pessoa. Um alarde na catraca, um senhor de aparencia "normal" só que ligeiramente alterado pela ingestão da bebida... ligeiramente mesmo. Eu, como todos os que estão no ônibus, viram com curiosidade. O senhor continua da parte antes da catraca.

Pra quem mora em João Pessoa não é preciso explicações, mas aos que são de fora: 90% da população desce no terminal de integração. Todo mundo descendo, tudo certo... Todo mundo sobe, tudo certo? Não, o ônibus não arranca. 2 minutos se passam. O motorista olha pro cobrador que diz: Ele tá sem dinheiro pra passagem. Uma mulher, que estava mais proxima do que eu diz: Abre a porta de tras e deixa ele descer! Foi o cartão dele que tá sem passagem!
Ele diz: Não! Ele tem que pagar a passagem. O Motorista olha pelo retrovisor e diz: - Deixa ele descer.
Espero que você não esteja se perguntando "Por que isso é um absurdo?" Mas, se você está, ha clemencia para você! Absurdo porque, simplesmente, o cobrador nada ia perder abrindo a porta traseira do transporte COLETIVO! Não seria descontado do salário dele, o ônibus não tem camera, nenhum dos dois funcionários seria penalizado. O motorista e o cobrador não se vêem como classe popular, marginalizada, explorada, o que seja. Ele se vê como reprodutor da lógica capitalista da sua empresa. Ele defende com unhas e dentes as práticas regulatórias do sistema capitalista.

Segundo Ato

Estudantes das escolas privadas de JP - Motiva, Anglo, QI - mobilizam-se! Não, não vibre. Se manifestaram CONTRA AS COTAS aprovadas na UFPB na ultima reunião do CONSEPE. É isso mesmo. O slogan? 'QUERO MINHA VAGA' 'COTAS SÃO PRECONCEITUOSAS'. Quando entrevistados ou abordados por militantes da esquerda e do movimento negro da UFPB, os alunos justificam seus atos, dizendo: "Não sou contra negros, não sou contra cotas, só quero a minha vaga! Quero igualdade."
Será que esse estudante - que alguns devem chamar ALIENADO - sabe o que significa a ideologia que provém do conceito de Igualdade? As Politicas Afirmativas são paleativas, claro! São medidas criadas para a tentativa de diminuição das desigualdades, no caso das cotas, raciais e etnicas. É uma dívida do País com os negros, do mesmo jeito que a tentativa de absolver os torturadores da época da Ditadura Militar atua contra essa divida para com as vitimas e familiares dessa época negra da História do País.
O Brasil jamais será um País emancipado politico-culturalmente ou desenvolvido socialmente enquanto esses fantasmas do passado assombrarem nossas condições ontológicas deficientes.
Parte da culpa, alem do meio ideologicamente hegemonico onde foram construidos enquanto seres, é nossa. Estamos defasados na defesa das bandeiras nas quais acreditamos.
IDEOLOGIA, eu quero uma pra morrer! A foto é engraçada! Quem vê pensa que o negro ou o indio ou o estudante de origem popular vai ser "jogado" na universidade sem passar por um processo seletivo! Não, queridos! Eles não vão ser mais uma vez arremeçados onde as pessoas bem entenderem.. sejam em senzalas, calçadas para serem incendiados ou favelas em cima do morro.


Terceiro Ato




Hora: 15:35pm. Local: Ônibus. Vista: Janela. Uma menina, aproximadamente com seus 14 anos, carregava uma bagagem que era maior do que ela mesma. Uma barriga quase arrastando no chão. Enquanto ela tentava se equilibrar em suas pernas bambas e magras, as pessoas se afastavam dela como se a gravidez e a pobreza fosse contagiosa. Ela pode ser hereditária, mas contagiosa a pobreza nunca foi. Até porque........ se fosse!

Ela carregava em uma das mãos um vidro de cola. Toda vez que cheirava, cambaleava mais. As pessoas olhavam, se afastavam. Eu queria me aproximar. Me aproximar de uma realidade que eu conheço tanto na teoria! Que tenho um discurso tão pronto pra quem não acredita que nossa sociedade é dividida em classes antagonicas...

Ela não era mais uma. Ela era o reflexo de toda a nossa população marginalizada. Eu? Consegui me indignar... ainda bem! Porque como diria Bretch, "Que eu nunca diga que isso é normal. Para que eu nunca perca a capacidade de me indignar!"

QUARTO ATO

Programa Legendários, da MTV. Questão? Racismo! Ah é, esqueci!! O Brasil é um pais tão miscigenado que nao tem racismo! E nem necessidade de cotas! Não é o que 'prova' no duro, essa pesquisa feita pelo programa em 2 situações: uma loira, um negro e um gay oferecendo serviços de massagem grátis. Advinhem? Primeiramente, todos foram na loira - inclusive mulheres! Depois, tiraram a loira, todos foram no gay! "Ah, ele é gay mas pelo menos não é negro!" - não, isso é uma fala minha! =] Outra prova. Colocaram na bolsa dos 3, aqueles alarmes que vem nas roupas das lojas. Os tres saiam na mesma hora... para ver quem era seguido pelo segurança. Tá, a loira foi abordada uma vez. Mas não com violencia como com o negro, que foi agredido fisicamente.
Enquanto o Brasil não se assumir enquanto Pais em transformação, nunca se definirá enquanto nação que abrange e abarque todas as ricas culturas, etnias e raças existentes.. dos filhos desse solo que também é deles por herança!

Para ver o teste: http://www.youtube.com/watch?v=ifoYlBEzGOI

E você? Tem visto coisas que te assustam? Ou tudo já te é banal?!

Débora Accioly

4 comentários:

  1. eita mundão complicado!!!

    cenas absurdas em tudo quanto é canto!!

    muito bom amor!!

    continue relatando

    te amo!!

    ResponderExcluir
  2. rs rs rs rs rs ... eu ia fazer um critica parecida com a do primeiro ato. Mas esqueci de salvar e fui dormir.
    sobre o segundo ato, ri alto com a moral dessa menina segurando esse pedaço de cartolina, com esse nariz de palhaço vermelho(coitados dos palhaços), e esse apito na boca.
    Ri mais alto ainda, sabendo que daqui a dez anos caso ela se arrependa essa foto não escondera isso das pessoas que a viram aqui ou quem sabem em um jornal.Caso ela não se arrependa não rirei e nem chorarei apenas tenho pena. Muita pena, espero que ela tenha lido todas os artigos e parágrafos éticos, e constitucionais, da lei que ela esta indo contra, caso não ela foi pra uma guerra sem saber o motivo(que com certeza ela não tem cara de merda nenhuma do que esta fazendo)!Mas se não sabe porque defende com tanta rispidez? Por que quer sua vaga?!
    Se que tanto ESTUDE E PASSE NO VESTIBULAR, ou compre uma na (UNIPE =x).
    Esse nariz de palhaço que era pra ter papel de irônico, foi tão verdadeiro e cômico que ela poderia fazer parte de profissão!Mas será que
    os palhaços gostariam?!Já fui palhaço e digo que não.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que a gente não acha tudo normal, né?
    PER-FEI-TO, como vc :*

    ResponderExcluir
  4. Adoro os finais de todos os atos! Você consegue fechar os textos de forma extraordinaria. Aplausos =D

    Adorei tambem a sua forma de escrever, e achei muita graça da menina com nariz de palhaço. Com tantos pontos a favor dela, colegio particular, provavelmente classe media ou alta... Como disse meu querido Thi ai em cima: ESTUDE E PASSE NO VESTIBULAR!

    ou... compre na Unipe =DD
    kkk
    Enfim, depois de tantos adoros, adorei seu blog! rsrs
    estarei por aqui sempre que der
    beijoos de só mais uma leitora ;)

    ResponderExcluir