segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mania de Reciclagem (in)consciente!

Reciclagem de livros!



(1) "Livros Didáticos são encontrados no LIXO, em Ribeirão Preto - SP"


Não sei porque essa notícia me chocou bastante. A quantidade colorida de livros numa "cacimba" de lixo foi impressionante. Alguns destes, nem aberto foram.

Não, não eram paradidáticos rasgados ou livros sem capa. Eram livros DIDATICOS: Quimica, Matemática, Fisica. INTACTOS. Lacrados, assim como permaneceriam se o 'lixeiro' não tivesse acionado a PM de SP.

Livros lacrados. Fechados. Intactos.

Como alguém se sente no direito de inibir e castrar o acesso de ALGUEM a leitura? É preferível que os livros acabem no lixo do que na mão de crianças, que em nosso País que não tem condições de "pagar" por um estudo ou de comprar um livro. É mais plausivel que alunos da Escola Estadual - para onde seguiriam os livros - fiquem sem os livros para o estudo. Depois as autoridades responsáveis ainda se perguntam porque o indice de reprovações, de repetências, de incompetências dos docentes.


“Eu que não tive oportunidade de estudar acho um absurdo. Olha só quantas crianças deixaram de receber esse material”, diz o catador de lixo Rodrigo Gabriel Martins, nosso amigo que é mais perceptivo e mais coerente do que a nossa querida vice-diretora do colégio, que não quis se identificar, e alegou que foram os próprios alunos que jogaram o material.

[claro, eles resolveram fazer uma revolução, não tiveram nem a curiosidade de abrir o material e olhar 'se tinha figuras' pelo menos, fizeram um ritual e jogaram AO LADO DA ESCOLA, os livros.]


(2) 350 exemplares no LIXO!


Um rapaz, chamado MArcelo, encontrou mais de 350 exemplares de livros jogados no lixo. Dentre eles: Victor Hugo e alguns autores nacionais, como Jorge Amado.

“Primeiro o sentimento foi de frustação por saber que parte da cultura, pois a maioria são de livros nacionais, está indo embora, para o lixo", diz Marcelo Alessandro Galotti.

Marcelo doou os livros para a Biblioteca Comunitária de Pedra de Guaratiba/RJ.

Que bom, que alguns moradores tiveram acesso ao "descartável" dos outros.


(3) Mulheres formam biblioteca com livros encontrados no LIXO!


Partes de uma cooperativa de reciclagem de lixo de Limeira, no interior de São Paulo, algumas mulheres descobriram, ao remexer no lixo que catavam, tesouros perdidos. Descobriram que pessoas não se desfazem só de cascas de bananas ou papeis usados, mas também de livros, coisa que não deveria ser descartável e sim reaproveitada. Com o que encontraram, formaram uma biblioteca, porque achavam que isso valia mais do que revendê-los.

“Na época em que eu nasci, há 59 anos atrás, a mulher era proibido estudar” Dona Chica.

Dona Chica convenceu suas colegas de que ganhariam mais formando uma biblioteca do que vendendo 3kg de papel picado a 3 centavos!!!!!!!

Hoje, pessoas da comunidade tem acesso a obras completas, como de Monteiro Lobato, dentre outras.

Hoje, a diretora da cooperativa, se “desgarra da opressão” aos 46 anos, aprendendo a ler e a escrever. (EVA).

~~


Ao pesquisar para escrever no blog, encontrei DIVERSAS matérias sobre isso, sobre bibliotecas formadas do acervo do lixo. Disto, tiro duas coisas importantíssimas.

Enquanto pessoas ‘descartam’ suas fontes de prazer, alegria, frustrações, conhecimento... outras procuram desesperadamente por elas.. e o melhor? Não se atrevem a se apoderar disto, doam aos outros, para que cada um faça sua escolha: Se aquilo me serve ou deve ir para o lixo e servir a outra pessoa.


O que as (3) histórias tem em comum? Duas palavras: Lixo e Livro.

Do dicionário:

Lixo. Aquilo que se varre para tornar limpa uma casa, rua, jardim, etc. Imundice, Sujeira, Escoria, Ralé. dentre outros.

Livro. Publicação não periódica que reúne páginas impressas. Divisão de uma obra literária.

Lixeira. Depósito de Lixo. Montão de Lixo.

2 comentários:

  1. Perdãããão: FONTES:
    * http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL970357-9097,00-LIVROS+ENCONTRADOS+NO+LIXO+SAO+DOADOS+PARA+BIBLIOTECA+COMUNITARIA.html
    *oglobo.globo.com/.../livros-didaticos-sao-encontrados-no-lixo-em-ribeirao-preto-em-sp-913040353.asp

    INDICAÇÃO E FONTE DO (3)
    http://www.videos.es/reproductor/catadorasformambibliotecacomlivrosencontradosnolixo-%28zv8XrBBiP1s

    ResponderExcluir
  2. Eduardo
    Nossa..realmente..que bom deby vc ter casado..e ter achado o homem da sua vida..espero q seja eterno..agora tbm. o que marcou foi a festa..que festa eim..a melhor de todos os tempos...kkkk..2 familias loucas q se encaixaram perfeitamente...a primeira festa em JP.nossa...aquela casa lotada n tinha coisa melhor..mto engraçado aquela confusãoo toda...sem ter canto pra andar..mais que ninguém pode negar que foi bom foi...e o segundo também apesar de passar 2 dias la..a viagem cansativa..mais qndo chegamos la compensou..lugar mto lindo..pessoas maravilhosas.e aquela confusão tbm né..vai ficar marcado realmente em minha vida..e garanto que na de todos..EU TIREI A MASCARA? AUHAHUAHAUA...eu nunca tive...mais mesmo assim..me dei bem..e se n me dei bem como todos..eu tentei...mais agora é torcer por vocês q de tudo certoo...beijoss e abraço ´débora

    ResponderExcluir