terça-feira, 27 de abril de 2010

Igual + Diferente # de igual?

Por que não se mistura tudo numa coisa só?

Parafraseio Teatro Mágico com profunda indignação. Vivemos um sistema que sobrevive de contradições... e a maior dela é o próprio ser humano, ao meu ver. Queria entender o que leva alguém a se julgar no DIREITO de interferir sobre a LIBERDADE – aqui entendida nos limites do capitalismo, onde está longe de ser plena – de outrem?

Não estão entendendo NE? Então... tentarei explicar o motivo de tanta amargura nas minhas palavras.
Alguém já ouviu falar de Uganda? Não? Eu já! Fui apresentada por uma razão que em nada me comove. Uganda é um país Africano, limitado ao norte pelo Sudão, a leste pelo Quênia, a sul pela Tanzânia e por Ruanda e a oeste pela República do Congo. A capital de Uganda é Kampala.

Calma, antes de chegar em Uganda, vamos passear pela história.

Você sabe o que representa o dia 17 de maio? O Dia Internacional de Combate à Homofobia. Até a década de 90 a homossexualidade era considerada como um transtorno mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No dia 17 de maio de 1990, uma nova assembléia da OMS aprovou a retirada da Homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, o que consta na declaração: “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.

Lindo, não é? Três anos depois, os países membros das Nações Unidas aderiram a classificação. Ou seja, um belo de um avanço contra as definições religiosas de pecado, crime ou doença! Porém, mesmo sendo reconhecido como uma manifestação da diversidade sexual, esse discurso todo, como a maioria, fica só no blábláblá.

Eis que surge e se instaura um monstro: A Homofobia. Que é o medo, aversão ou ódio sem lógica aos homossexuais. Ou será que ela é um mito igual ao Racismo? Vamos ver?
Na Africa oriental temos paises como a Argelia e o Sudão onde a relação homossexual é penalizada com multa e até 2 a 6 anos de detenção. Na Africa Ocidental e Central temos discrepâncias: Tem países que legalizaram a união homossexual, como Costa do Marfim e Cabo Verde, e tem outros que penalizam com prisão ou multas também. Na Arábia Saudita e no Irã também é a pena de morte que prevalece. No Iêmen – pais Árabe – os homens casados são condenados à morte, os solteiros recebem chibatadas e 01 ano de prisão enquanto as mulheres a reclusão varia de três a sete anos de reclusão. Essa relação, como pode ser vista, também acontece nos demais continentes. Como nosso corpus é o continente Africano, você pode conferir os demais dados no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Legisla%C3%A7%C3%A3o_sobre_a_homossexualidade_no_mundo


Infelizmente essa escrita não é documental e nem de cunho histórico. Trouxe essa discussão a tona porque o país da Uganda está com projeto de lei que quer penalizar com pena de morte os homossexuais. E o pior é que ele vai entrar num ranking disputado no requisito “leis” contra homossexuais. Isto porque a Africa ocupa o primeiro lugar no numero de leis deste cunho. Hoje, somam em 04 os países, somente na Africa, que penalizam com a morte a diversidade sexual.
Imaginar que essa lei corre o risco de ser aprovada com aclamação populacional e apoio institucional – principalmente da Igreja católica e Protestante – me assusta. O efeito dominó que isto pode causar gera preocupação nos movimentos gays do mundo.

A lei proposta pelo parlamentar governista David Bahati quer EXPANDIR uma lei já existente desde 1949 que prevê multas e prisão perpetua para os homossexuais. Expansão? Será que teria como expandir mais ainda uma lei que tem como punição a prisão perpetua? Tem. A execução do “infrator”. O que já é estranho só por que, independente de ser homossexual, isso já violaria os direitos humanos.

O projeto de lei teve apoio de 25 mil pessoas que se manifestaram com cartazes escritos: “Não a sodomia, sim a família”! Manifestantes que integram o Movimento Internacional contra o Homossexualismo!!!! Acreditem! Ele existe mesmo!

O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, acha que considera o projeto de lei em trânsito muito agressivo e repressivo. Opinião compartilhada pelo Ministro da ÉTICA E INTEGRIDADE de Uganda, Baturo. “Eu acho que os gays podem ser aconselhados e pararem por si só com esse hábito ruim”.

Bahati afirma que a lei é muito vaga porque não define homossexualismo*. “Neste novo projeto não aceitamos a homossexualidade como uma opção sexual. Ela deve ser tratada como um crime como qualquer outro, como roubar por exemplo. É um mal. Não é um direito humano. Os homossexuais devem ser retirados das ruas, devem ser presos!”. E o senhor, vossa excelência? O que deveria acontecer por burlar o direito de ir e vir de alguém, bem como a sua “teórica liberdade” e ainda mais a sua opção sexual?

A lei também inclui penalidade para quem “ousar” “persuadir” uma criança a seguir pelo caminho tortuoso!! Ora essa! “Aulas de como gostar de meninos e meninas”! Isso se ensina? E também retira a necessidade da comprovação da homossexualidade. Ou seja... se o policial achar que você é, você é. E vai preso.

A melhor parte é agora!!!! Sabia que o digníssimo se baseou na Biblia para formular o texto do projeto de lei? É! Olha ai o aparelhamento repressor burguês completo. Um bispo, ex-pertencente da Igreja Catolica, saiu em defesa dos direitos humanos violados pela tentativa da Lei. Senyonjo é hoje ativista na defesa das minorias de Uganda.

Acho que algumas opiniões exteriores do caso merecem destaques... como a do jornalista do site Afro Online, Chiara Caprio, que disse que na Africa a homossexualidade é vista como um conceito ocidental, e portanto, deve ser politicamente combatida. E porque não combatemos então as invasões norte-americanas? Ou o a sua soberania? Por que não combatemos politicamente a quebra do protocolo de Kyoto?

Ou ainda a opinião do secretário da Associação Internacional de Gays e Lésbicas (ILGA), Sabbadini, que combatendo a fala do jornalista supracima citado, afirma que falar de homossexualismo como uma praga não é interessante e diz que “Não passa de uma invenção religiosa e política para manter fiéis reunidos no mesmo discurso. A homossexualidade existe na África e em todo mundo muito antes do cristianismo, portanto não faz parte de uma influencia religiosa”.

O pastor Martin Ssempa, expoentes da luta contra a AIDS na África, diz ser contra a homossexualidade e ser a favor de leis como em Uganda. “A lei é importante pois estabelece a proteção da família tradicional”. PONTO CRUCIAL!

Bem... nas culturas antigas, sabemos que tudo era permitido. Não só pela ausência de leis escritas – é, porque é obvio que as comunidades tinham suas próprias leis, sejam elas pela experiência, pelo conselho do mais velho – mas porque nada era visto com tanta maldade, sem naturalidade.

Mulheres dormiam com vários homens – poliandria. Homens tinham várias mulheres – poligamia. Mulheres ou homens estabelecem relações estáveis com outro ser – monogamia. Era simples assim! Então, se você também se pergunta qual é o interesse que está por trás disto tudo, podemos pensar.

Houve uma época em que a homossexualidade era combatida pela necessidade do crescimento de exercito para combater nas guerras. Motivo muito do chulo, sem nexo, mas convenhamos, é um motivo. E hoje?


Aqui, hoje, não cabem discussões filosóficas, sobre por exemplo a necessidade do capitalismo de manter a propriedade privada.Nisso, as relações homossexuais atrapalham! Porque além de não gerarem herdeiros para essa manutenção, os gays são privados de mais de 14 direitos “civis” como direito a plano de saúde, a pensão caso o conjugue morra, não podem adotar filhos ou requerer a guarda do filho do conjugue, etc.

Aqui, hoje, cabem reflexões. Sobre o modo de sociedade na qual vivemos e na qual queremos viver. Se os limites impostos pela coisificação do homem nos bastam. Se é isso que chamamos de liberdade! A gente tem fome de que? Nos negam nossas escolhas e nós achamos que somos livres! Não escolhemos o que ver, o que vestir, o que comer. Agora, já não podemos escolher a quem amar. O que mais nos faltam tirar?

Detalhe: O projeto está em andamento desde o ano passado, será votado em maio. E para ser aprovado, precisa de 151 votos. É por maioria SIMPLES. =] Afinal, é simples decidir o futuro e a opção dos outros!

Deixo uma poesia.

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho e nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Nos dias que correm
a ninguém é dado
repousar a cabeça
alheia ao terror.
Os humildes baixam a cerviz:
e nós, que não temos pacto algum
com os senhores do mundo,
por temor nos calamos.
No silêncio de meu quarto
a ousadia me afogueia as faces
e eu fantasio um levante;
mas amanhã,
diante do juiz,
talvez meus lábios
calem a verdade
como um foco de germes
capaz de me destruir.

Olho ao redor
e o que vejo
e acabo por repetir
são mentiras.
Mal sabe a criança dizer mãe
e a propaganda lhe destrói a consciência.
A mim, quase me arrastam
pela gola do paletó
à porta do templo
e me pedem que aguarde
até que a Democracia
se digne aparecer no balcão.
Mas eu sei,
porque não estou amedrontado
a ponto de cegar, que ela tem uma espada
a lhe espetar as costelas
e o riso que nos mostra
é uma tênue cortina
lançada sobre os arsenais.

Vamos ao campo
e não os vemos ao nosso lado,
no plantio.
Mas no tempo da colheita
lá estão
e acabam por nos roubar
até o último grão de trigo.
Dizem-nos que de nós emana o poder
mas sempre o temos contra nós.
Dizem-nos que é preciso
defender nossos lares,
mas se nos rebelamos contra a opressão
é sobre nós que marcham os soldados.

E por temor eu me calo.
Por temor, aceito a condição
de falso democrata
e rotulo meus gestos
com a palavra liberdade,
procurando, num sorriso,
esconder minha dor
diante de meus superiores.
Mas dentro de mim,
com a potência de um milhão de vozes,
o coração grita - MENTIRA!
(Bertolt Brecht)


Fontes:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1486041-5602,00.html
www.routenews.com.br/index/?p=1296
www.avaaz.org/po/uganda_rights_3/
www. refunitebrasil.wordpress.com/.../pena-de-morte-para-homossexuais-gera-polemica-em-paises-distintos/

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cenas Absurdas

Sei que tô com débito no blog! Mas a vida tá uma correria danada gente! Quem casa quer casa, emprego, etc! kkkkkkk =} Porém, uma boa nova vos dou: Sou bolsista Prolicen! =] E ainda mais... vou estudar Lukacs, Meszaros, Marx. ^^
Enfim... isso nada tem haver com o título da postagem, né?! A questão aqui será: cenas absurdas vista essa semana pela minha pessoa bem observatriz! (ou será observadora?) kkkkkkk

Primeiro Ato

São 22:45min aproximadamente.
Onibus: 3200 - Circular. Trecho: UFPB - Terminal de Integração de João Pessoa. Um alarde na catraca, um senhor de aparencia "normal" só que ligeiramente alterado pela ingestão da bebida... ligeiramente mesmo. Eu, como todos os que estão no ônibus, viram com curiosidade. O senhor continua da parte antes da catraca.

Pra quem mora em João Pessoa não é preciso explicações, mas aos que são de fora: 90% da população desce no terminal de integração. Todo mundo descendo, tudo certo... Todo mundo sobe, tudo certo? Não, o ônibus não arranca. 2 minutos se passam. O motorista olha pro cobrador que diz: Ele tá sem dinheiro pra passagem. Uma mulher, que estava mais proxima do que eu diz: Abre a porta de tras e deixa ele descer! Foi o cartão dele que tá sem passagem!
Ele diz: Não! Ele tem que pagar a passagem. O Motorista olha pelo retrovisor e diz: - Deixa ele descer.
Espero que você não esteja se perguntando "Por que isso é um absurdo?" Mas, se você está, ha clemencia para você! Absurdo porque, simplesmente, o cobrador nada ia perder abrindo a porta traseira do transporte COLETIVO! Não seria descontado do salário dele, o ônibus não tem camera, nenhum dos dois funcionários seria penalizado. O motorista e o cobrador não se vêem como classe popular, marginalizada, explorada, o que seja. Ele se vê como reprodutor da lógica capitalista da sua empresa. Ele defende com unhas e dentes as práticas regulatórias do sistema capitalista.

Segundo Ato

Estudantes das escolas privadas de JP - Motiva, Anglo, QI - mobilizam-se! Não, não vibre. Se manifestaram CONTRA AS COTAS aprovadas na UFPB na ultima reunião do CONSEPE. É isso mesmo. O slogan? 'QUERO MINHA VAGA' 'COTAS SÃO PRECONCEITUOSAS'. Quando entrevistados ou abordados por militantes da esquerda e do movimento negro da UFPB, os alunos justificam seus atos, dizendo: "Não sou contra negros, não sou contra cotas, só quero a minha vaga! Quero igualdade."
Será que esse estudante - que alguns devem chamar ALIENADO - sabe o que significa a ideologia que provém do conceito de Igualdade? As Politicas Afirmativas são paleativas, claro! São medidas criadas para a tentativa de diminuição das desigualdades, no caso das cotas, raciais e etnicas. É uma dívida do País com os negros, do mesmo jeito que a tentativa de absolver os torturadores da época da Ditadura Militar atua contra essa divida para com as vitimas e familiares dessa época negra da História do País.
O Brasil jamais será um País emancipado politico-culturalmente ou desenvolvido socialmente enquanto esses fantasmas do passado assombrarem nossas condições ontológicas deficientes.
Parte da culpa, alem do meio ideologicamente hegemonico onde foram construidos enquanto seres, é nossa. Estamos defasados na defesa das bandeiras nas quais acreditamos.
IDEOLOGIA, eu quero uma pra morrer! A foto é engraçada! Quem vê pensa que o negro ou o indio ou o estudante de origem popular vai ser "jogado" na universidade sem passar por um processo seletivo! Não, queridos! Eles não vão ser mais uma vez arremeçados onde as pessoas bem entenderem.. sejam em senzalas, calçadas para serem incendiados ou favelas em cima do morro.


Terceiro Ato




Hora: 15:35pm. Local: Ônibus. Vista: Janela. Uma menina, aproximadamente com seus 14 anos, carregava uma bagagem que era maior do que ela mesma. Uma barriga quase arrastando no chão. Enquanto ela tentava se equilibrar em suas pernas bambas e magras, as pessoas se afastavam dela como se a gravidez e a pobreza fosse contagiosa. Ela pode ser hereditária, mas contagiosa a pobreza nunca foi. Até porque........ se fosse!

Ela carregava em uma das mãos um vidro de cola. Toda vez que cheirava, cambaleava mais. As pessoas olhavam, se afastavam. Eu queria me aproximar. Me aproximar de uma realidade que eu conheço tanto na teoria! Que tenho um discurso tão pronto pra quem não acredita que nossa sociedade é dividida em classes antagonicas...

Ela não era mais uma. Ela era o reflexo de toda a nossa população marginalizada. Eu? Consegui me indignar... ainda bem! Porque como diria Bretch, "Que eu nunca diga que isso é normal. Para que eu nunca perca a capacidade de me indignar!"

QUARTO ATO

Programa Legendários, da MTV. Questão? Racismo! Ah é, esqueci!! O Brasil é um pais tão miscigenado que nao tem racismo! E nem necessidade de cotas! Não é o que 'prova' no duro, essa pesquisa feita pelo programa em 2 situações: uma loira, um negro e um gay oferecendo serviços de massagem grátis. Advinhem? Primeiramente, todos foram na loira - inclusive mulheres! Depois, tiraram a loira, todos foram no gay! "Ah, ele é gay mas pelo menos não é negro!" - não, isso é uma fala minha! =] Outra prova. Colocaram na bolsa dos 3, aqueles alarmes que vem nas roupas das lojas. Os tres saiam na mesma hora... para ver quem era seguido pelo segurança. Tá, a loira foi abordada uma vez. Mas não com violencia como com o negro, que foi agredido fisicamente.
Enquanto o Brasil não se assumir enquanto Pais em transformação, nunca se definirá enquanto nação que abrange e abarque todas as ricas culturas, etnias e raças existentes.. dos filhos desse solo que também é deles por herança!

Para ver o teste: http://www.youtube.com/watch?v=ifoYlBEzGOI

E você? Tem visto coisas que te assustam? Ou tudo já te é banal?!

Débora Accioly